www.projetocordel.com.br

relatorio2022

Relatório 2022 de Educação Física na Escola Emília Neta

Literatura de Cordel
Autor: Francisco Diniz



Em 2022
Na Escola Emília Neta
Promover a reflexão
Eu escolhi como meta, 
Contudo cito a seguir
Minha tarefa completa:

Atuei em duas frentes,
Uma, como professor
Da área de Educação
Física para propor
Leitura e movimento
E fui estimulador...

Na segunda atividade
Com meu querido Projeto
Pé de Serra que eu sempre
Muita alegria coleto,
Pois ensino e aprendo
O meu forró predileto,

Ou seja, o que Luiz
Gonzaga aqui deixou,
E não essa bagaceira
Que a mídia inventou
Cheia de pornografia
E a tradição deturpou.
1

Nesse projeto a gente
Labuta para aprender
Tocar sanfona, zabumba
E triângulo pra fazer 
Muitas apresentações
Como forma de lazer.

A gente também aprende
Um pouco de violão,
De pandeiro, agogô,
A cantar muita canção
De Jackson, de Dominguinhos
E é claro, de Gonzagão.

As aulas sempre acontecem
Duas vezes por semana
Entre 10 e 13 horas
Onde a gente se irmana
E com o objetivo
Fazer um som bem bacana.

Na Escola Paulo Jorge 
O projeto começou
2015, 16,
Em 17 gerou
A forma que temos hoje,
A semente germinou,
2

Pois temos alguns alunos 
Tocando, e muito bem,
Apesar de algumas baixas
Marcas que com o tempo vêm,
Uns terminam os estudos
E ainda temos também 

Aqueles que vão embora 
Para o sudeste tentar
Trabalho e condições
Melhores para ajudar
A família que carece
Viver e não só sonhar.

Porém nós continuamos
Aprendendo dia a dia,
Com o Projeto Pé de Serra
Levando, com alegria,
O sonho aos nossos jovens
E à criança, utopia.

Nas aulas de Educação 
Física durante o ano
Levei também o cordel,
Este saber soberano,
Que é face deste Nordeste
Digo isso e não me engano.
3

Além de ser ferramenta
Para a nossa educação 
De riqueza inigualável,
Só precisa de atenção,
Pois pode muito ajudar
A levar informação.

Pensando dessa maneira
Nas minhas aulas levei
O cordel ao 6º ano,
7º, 8º e usei
No 9º ano também
E resultados logrei,

Posto que nós debatemos
Conteúdos importantes
Para a vida e pra sermos
Bem menos ignorantes,
O desafio foi grande,
Mas seguimos confiantes.

Fizemos 4 cordéis,
Em cada bimestre, um,
Foram 4 conteúdos
E acredito que algum
Resultado a gente teve,
Embora um tanto comum.

COMO SE EXERCITAR 
CORRETAMENTE
escrevi
No início e a alguns alunos
A ajuda eu pedi,
Com o papel da Direção
Depressa o imprimi.
4

Para o segundo bimestre
O tema ALIMENTAÇÃO
BALANCEADA
esteve
Como uma preocupação,
Uma vez que a obesidade
Persegue a população.

Estudamos FUNDAMENTOS
BÁSICOS DO FUTEBOL 
E DO VOLEIBOL EM CORDEL

E tudo isso em prol
De um terceiro bimestre,
Quente como o nosso sol.

Sobre NOÇÕES BÁSICAS DO 
BASQUETEBOL EM CORDEL

Vimos no 4º bimestre,
Mas a prática foi ao léu,
Tivemos só teoria,
Não gostei desse troféu...

Porque eu não consegui 
O par de cestas montar
No espaço da escola,
Não deu tempo pra usar
Este ano, mas no próximo
Nós iremos, sim, jogar.

O pai do aluno Bira
Foi quem fez o par de aro,
Pois na escola não tinha,
Foi barato, não foi caro,
No ano que vem nós jogamos
Basquetebol, eu declaro.
5

Em cada aula tivemos
Esta organização:
Lemos ou escrevemos texto
Em cordel e a ação
Seguinte era no pátio,
O que gera atenção

E muito mais interesse
De todo nosso alunado,
Que gosta da brincadeira
Do jogo mui disputado,
É assim e sempre será
E tem que ser respeitado,

Porém sempre nós podemos
Propor algo diferente,
Os esportes radicais,
Dança, luta e a semente
Do cuidado com a saúde
Para o corpo e para a mente.

Fiz isso e sempre farei
Com carinho e alegria,
Educação Física é 
Pra mim como poesia
De cordel que eu divulgo
Prezando por harmonia.
6

E o nosso alunado
Pratica pelo prazer,
Alguns por obrigação,
É preciso se dizer,
A maioria, no entanto,
Porque é como lazer.

Contudo eu acredito
Que qualquer um professor
Dessa área busca unir
Informação de valor
E o prazer da brincadeira
Que o jogo vem nos propor,

Assim como o exercício,
Dança, luta ou corrida,
A competição saudável,
O cuidado, a acolhida,
E o maior objetivo:
O ensino para a vida.

Este ano com o cordel
Eu procurei ajudar 
Quem tinha dificuldade
De ler e interpretar,
Coisas que infelizmente
Na escola muito há.
7

Como avaliação,
Que é um grande desafio,
Observei a leitura,
A escrita e o sadio
Agir com honestidade,
Conceito as vezes vazio.

Terminando o relatório
Que faço neste momento,
Escrevi mais dois cordéis
Pra escola e eu comento:
Um foi sobre o folclore
E outro, um documento...

De Pinto do Acordeom,
Foi uma biografia
Pra uma gincana escolar,
Pesquisei e em um dia
O cordel estava pronto
Para a minha alegria.

Cada cordel foi escrito,
Depois impresso e doado
Para todos professores,
Para todo o alunado,
Diretores, funcionários,
Assim ficou registrado

Para divulgar a arte
Deste povo nordestino,
E propor uma didática 
Que uso desde menino,
Grato pela atenção,
Nesse momento eu termino!
8
Francisco Diniz, Santa Rita-PB, 25.12.2022.


www.projetocordel.com.br

Cadastre-se e leia os cordéis na íntegra.   Esqueceu a senha?     Login     Todos os Cordéis     Lançamentos


A Arte de Leontino Quirino      Autores      Banco de Rimas      Bibliografia      Capoeirarte      Cds      Como Escrever um Cordel      Comprar Aqui      Conte sua história em cordel      Cordéis de Francisco Diniz      Cordéis de Valentim Quaresma      Currículo Cultural      Educação Física      Entrevistas      Fotografias      História      Kit de 20 cordéis para escolas      Lançamentos      Livro de Visitas      Loja Virtual      Matérias      Mensagens      Monografias      O patriarca do cordel      O que é cordel?      PHC em Cordel       Player de música       Projetos      Projeto Pé de Serra      Rima é som      Tenda do Cordel      Textos      Vídeos      Xilogravura

Feito com Mobirise - Sistemas: Francisco Diniz.  Adaptado de Cesar Szpak Celke e de NodeStudio


SiteLock