www.projetocordel.com.br

relatorio2022

Relatório 2022 de Educação Física na Escola Emília Neta

Literatura de Cordel
Autor: Francisco Diniz



Em 2022
Na Escola Emília Neta
Promover a reflexão
Eu escolhi como meta, 
Contudo cito a seguir
Minha tarefa completa:

Atuei em duas frentes,
Uma, como professor
Da área de Educação
Física para propor
Leitura e movimento
E fui estimulador...

Na segunda atividade
Com meu querido Projeto
Pé de Serra que eu sempre
Muita alegria coleto,
Pois ensino e aprendo
O meu forró predileto,

Ou seja, o que Luiz
Gonzaga aqui deixou,
E não essa bagaceira
Que a mídia inventou
Cheia de pornografia
E a tradição deturpou.
1

Nesse projeto a gente
Labuta para aprender
Tocar sanfona, zabumba
E triângulo pra fazer 
Muitas apresentações
Como forma de lazer.

A gente também aprende
Um pouco de violão,
De pandeiro, agogô,
A cantar muita canção
De Jackson, de Dominguinhos
E é claro, de Gonzagão.

As aulas sempre acontecem
Duas vezes por semana
Entre 10 e 13 horas
Onde a gente se irmana
E com o objetivo
Fazer um som bem bacana.

Na Escola Paulo Jorge 
O projeto começou
2015, 16,
Em 17 gerou
A forma que temos hoje,
A semente germinou,
2

Pois temos alguns alunos 
Tocando, e muito bem,
Apesar de algumas baixas
Marcas que com o tempo vêm,
Uns terminam os estudos
E ainda temos também 

Aqueles que vão embora 
Para o sudeste tentar
Trabalho e condições
Melhores para ajudar
A família que carece
Viver e não só sonhar.

Porém nós continuamos
Aprendendo dia a dia,
Com o Projeto Pé de Serra
Levando, com alegria,
O sonho aos nossos jovens
E à criança, utopia.

Nas aulas de Educação 
Física durante o ano
Levei também o cordel,
Este saber soberano,
Que é face deste Nordeste
Digo isso e não me engano.
3

Além de ser ferramenta
Para a nossa educação 
De riqueza inigualável,
Só precisa de atenção,
Pois pode muito ajudar
A levar informação.

Pensando dessa maneira
Nas minhas aulas levei
O cordel ao 6º ano,
7º, 8º e usei
No 9º ano também
E resultados logrei,

Posto que nós debatemos
Conteúdos importantes
Para a vida e pra sermos
Bem menos ignorantes,
O desafio foi grande,
Mas seguimos confiantes.

Fizemos 4 cordéis,
Em cada bimestre, um,
Foram 4 conteúdos
E acredito que algum
Resultado a gente teve,
Embora um tanto comum.

COMO SE EXERCITAR 
CORRETAMENTE
escrevi
No início e a alguns alunos
A ajuda eu pedi,
Com o papel da Direção
Depressa o imprimi.
4

Para o segundo bimestre
O tema ALIMENTAÇÃO
BALANCEADA
esteve
Como uma preocupação,
Uma vez que a obesidade
Persegue a população.

Estudamos FUNDAMENTOS
BÁSICOS DO FUTEBOL 
E DO VOLEIBOL EM CORDEL

E tudo isso em prol
De um terceiro bimestre,
Quente como o nosso sol.

Sobre NOÇÕES BÁSICAS DO 
BASQUETEBOL EM CORDEL

Vimos no 4º bimestre,
Mas a prática foi ao léu,
Tivemos só teoria,
Não gostei desse troféu...

Porque eu não consegui 
O par de cestas montar
No espaço da escola,
Não deu tempo pra usar
Este ano, mas no próximo
Nós iremos, sim, jogar.

O pai do aluno Bira
Foi quem fez o par de aro,
Pois na escola não tinha,
Foi barato, não foi caro,
No ano que vem nós jogamos
Basquetebol, eu declaro.
5

Em cada aula tivemos
Esta organização:
Lemos ou escrevemos texto
Em cordel e a ação
Seguinte era no pátio,
O que gera atenção

E muito mais interesse
De todo nosso alunado,
Que gosta da brincadeira
Do jogo mui disputado,
É assim e sempre será
E tem que ser respeitado,

Porém sempre nós podemos
Propor algo diferente,
Os esportes radicais,
Dança, luta e a semente
Do cuidado com a saúde
Para o corpo e para a mente.

Fiz isso e sempre farei
Com carinho e alegria,
Educação Física é 
Pra mim como poesia
De cordel que eu divulgo
Prezando por harmonia.
6

E o nosso alunado
Pratica pelo prazer,
Alguns por obrigação,
É preciso se dizer,
A maioria, no entanto,
Porque é como lazer.

Contudo eu acredito
Que qualquer um professor
Dessa área busca unir
Informação de valor
E o prazer da brincadeira
Que o jogo vem nos propor,

Assim como o exercício,
Dança, luta ou corrida,
A competição saudável,
O cuidado, a acolhida,
E o maior objetivo:
O ensino para a vida.

Este ano com o cordel
Eu procurei ajudar 
Quem tinha dificuldade
De ler e interpretar,
Coisas que infelizmente
Na escola muito há.
7

Como avaliação,
Que é um grande desafio,
Observei a leitura,
A escrita e o sadio
Agir com honestidade,
Conceito as vezes vazio.

Terminando o relatório
Que faço neste momento,
Escrevi mais dois cordéis
Pra escola e eu comento:
Um foi sobre o folclore
E outro, um documento...

De Pinto do Acordeom,
Foi uma biografia
Pra uma gincana escolar,
Pesquisei e em um dia
O cordel estava pronto
Para a minha alegria.

Cada cordel foi escrito,
Depois impresso e doado
Para todos professores,
Para todo o alunado,
Diretores, funcionários,
Assim ficou registrado

Para divulgar a arte
Deste povo nordestino,
E propor uma didática 
Que uso desde menino,
Grato pela atenção,
Nesse momento eu termino!
8
Francisco Diniz, Santa Rita-PB, 25.12.2022.


www.projetocordel.com.br

Cadastre-se e leia os cordéis na íntegra.   Esqueceu a senha?     Login     Todos os Cordéis


Feito com Mobirise - Sistemas: Francisco Diniz.  Adaptado de Cesar Szpak Celke e de NodeStudio