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Avaliação 1º Bimestre

Avaliação - 1º Bimestre

Escola Emília Neta - 6ºA, 7ºA - 03.05.2021

Responda às perguntas abaixo após a leitura do texto no link a seguir:
https://www.projetocordel.com.br/educa/alimentacaobalanceada3.php


1- Quais alimentos não podem fazer parte de uma Alimentação Balanceada? 

(    ) Alimentos industrializados e refeições em grandes quantidades.

(    ) Carnes brancas, vegetais.

(    ) Peixes e legumes.

(    ) Cereais e verduras.

(    ) NDR

 

2- Alimentação Balanceada é: 

(    ) Não é modismo do momento.

(    ) Refeições variadas e em proporções adequadas.

(    ) Todas alternativas corretas.

(    ) Ajudar a viver melhor e ter mais energia.

(    ) Aquela que equilibra todos os nutrientes.

 

3- Para definirmos Alimentação Balanceada é preciso: 

(    ) Ingerir mais frutas, legumes, carnes, carboidratos e açúcares.

(    ) Ingerir mais carnes, verduras, legumes e menos açúcares.

(    ) Consumir apenas carboidratos.

(    ) Consumir mais carboidratos e mais frutas.

(    ) Consumir mais carboidratos, frutas, legumes e verduras; menos gordura, carnes e açúcares.

 

4- Exemplos de alimentos industrializados que são prejudiciais à saúde: 

(    ) Salsicha, sardinha enlatada, carne enlatada.

(    ) Feijão

(    ) Cereais e frutas.

(    ) Frutas e legumes.

(    ) NDR.

 

5- A argumentação mais convincente sobre alimentação balanceada: 

(    ) É aquela sugerida pelas propagandas da indústria.

(    ) É aquela que caiba no orçamento familiar.

(    ) É aquela baseada em alimentos que atendem às necessidades do nosso organismo.

(    ) NDR.

(    ) É aquela que apenas promova a saciedade.

 

6- Sobre o consumo dos nutrientes, assinale a alternativa incorreta: 

(    ) Gorduras (prefira o azeite e com moderação) e beba água, durante o dia todo.

(    ) Consumir alimentos que são veiculados nas propagandas como os processados, os enlatados e os industrializados em geral.

(    ) Vitaminas, minerais e fibras (frutas e vegetais principalmente, prefira crus e com casca, se possível).

(    ) Carboidratos (massas, pães, cereais, sempre que possível usar os integrais).

(    ) Proteínas (carnes, peixes, soja, lentilha, feijão, ovos e seus produtos, dê preferência aos mais magros).

 

7- Uma Alimentação Balanceada tem que ser: 

(    ) Diversificada, com orientação de especialista e não precisa ser cara, bastando uma escolha coerente.

(    ) Saborosa e agradável, necessitando apenas informação e escolhas corretas dos alimentos.

(    ) Variada e colorida e composta por vários tipos de alimentos e sabores.

(    ) Todas alternativas corretas.

(    ) Com alimentos mais frescos e com menos conservantes.

 

8- Ingerir líquidos durante a refeição: 

(    ) Não interfere na absorção dos nutrientes.

(    ) Não engorda, pois o indivíduo enche o estômago rapidamente e, por isso, come menos.

(    ) É correto, pois a maioria do povo faz isso.

(    ) Não destrói a ação do suco gástrico.

(    ) Não é indicado. É melhor consumir líquidos ao longo do dia para se manter bem hidratado.

 

9- Por que as populações que vivem em dificuldade financeira nem sempre têm acesso a uma alimentação balanceada? 

(    ) Falta informação adequada.

(    ) Porque não temos a maioria de políticos que luta pela melhoria da condição financeira e educação do povo.

(    ) Todas alternativas corretas.

(    ) Falta conscientização sobre os perigos da maioria dos alimentos industrializados.

(    ) Faltam trabalhos de conscientização nas escolas, associações, igrejas e mídia em geral.

 

10- Considerando o texto que você leu em:  https://www.projetocordel.com.br/educa/alimentacaobalanceada3.php e o que você aprendeu sobre alimentação balanceada, escreva um exemplo de prato colorido para a refeição do almoço. 

 


 

Avaliação - 1º Bimestre

Escola Emília Neta - 8ºA, 8ºB, 9ºA - 03.05.2021

Responda às perguntas abaixo após a leitura do texto no link a seguir:
https://www.projetocordel.com.br/educa/alimentacaobalanceada3.php


1- É correto afirmar que Alimentação Balanceada é: 

(    ) Refeições em pequenas quantidades.

(    ) Modismo do momento.

(    ) Refeições fixas diariamente.

(    ) Refeições em grandes quantidades.

(    ) NDR

 

2- Alimentação Balanceada é: 

(    ) Ajudar a viver melhor e ter mais energia.

(    ) Todas alternativas corretas.

(    ) Refeições variadas e em proporções adequadas.

(    ) Aquela que equilibra todos os nutrientes.

(    ) Não é modismo do momento.

 

3- Para definirmos Alimentação Balanceada é preciso: 

(    ) Consumir mais carboidratos, frutas, legumes e verduras; menos gordura, carnes e açúcares.

(    ) Ingerir mais frutas, legumes, carnes, carboidratos e açúcares.

(    ) Ingerir mais carnes, verduras, legumes e menos açúcares.

(    ) Consumir apenas carboidratos.

(    ) Consumir mais carboidratos e mais frutas.

 

4- Em torno de 50% das calorias numa dieta saudável devem vir dos carboidratos e a maioria deles deve ser proveniente de: 

(    ) De carnes brancas e vermelhas.

(    ) De frutas e legumes.

(    ) NDR.

(    ) De alimentos ricos em amido, como pães, batatas e outros legumes que contêm amido, além de massas, arroz e cereais.

(    ) De frutas e carnes processadas.

 

5- A argumentação mais convincente sobre alimentação balanceada: 

(    ) É aquela sugerida pelas propagandas da indústria.

(    ) É aquela que caiba no orçamento familiar.

(    ) É aquela que apenas promova a saciedade.

(    ) NDR.

(    ) É aquela baseada em alimentos que atendem às necessidades do nosso organismo.

 

6 - Os nutrientes indicados numa alimentação balanceada são: 

(    ) Proteínas e carboidratos.

(    ) NDR.

(    ) Gorduras, proteínas, carboidratos,

(    ) Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água durante o dia todo, exceto nas refeições.

(    ) Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água durante as refeições.

 

7- Sobre o consumo dos nutrientes, assinale a alternativa incorreta: 

(    ) Gorduras (prefira o azeite e com moderação) e beba água, durante o dia todo.

(    ) Proteínas (carnes, peixes, soja, lentilha, feijão, ovos e seus produtos, dê preferência aos mais magros).

(    ) Carboidratos (massas, pães, cereais, sempre que possível usar os integrais).

(    ) Consumir alimentos que são veiculados nas propagandas como os processados, os enlatados e os industrializados em geral.

(    ) Vitaminas, minerais e fibras (frutas e vegetais principalmente, prefira crus e com casca, se possível).

 

8- Uma Alimentação Balanceada tem que ser: 

(    ) Com alimentos mais frescos e com menos conservantes.

(    ) Diversificada, com orientação de especialista e não precisa ser cara, bastando uma escolha coerente.

(    ) Saborosa e agradável, necessitando apenas informação e escolhas corretas dos alimentos.

(    ) Todas alternativas corretas.

(    ) Variada e colorida e composta por vários tipos de alimentos e sabores.

 

9- Ingerir líquidos durante a refeição: 

(    ) É correto, pois a maioria do povo faz isso.

(    ) Não destrói a ação do suco gástrico.

(    ) Não engorda, pois o indivíduo enche o estômago rapidamente e, por isso, come menos.

(    ) Não é indicado. É melhor consumir líquidos ao longo do dia para se manter bem hidratado.

(    ) Não interfere na absorção dos nutrientes.

 

10- Como imaginar uma alimentação balanceada para as populações que vivem em dificuldade financeira? 

(    ) Todas alternativas corretas.

(    ) Quando houver trabalhos de conscientização nas escolas, associações, igrejas e mídia em geral.

(    ) Vai ficar mais provável quando elegermos políticos que lutem pela melhoria da condição do povo, e este, certamente, com mais educação e melhor situação financeira poderá escolher o que é mais saudável.

(    ) Quando cada cidadão despertar e se conscientizar dos perigos da maioria dos alimentos industrializados e passar a adotar uma alimentação mais natural.

(    ) É difícil, mas não impossível. É preciso informação adequada.

 

11- Considerando o texto que você leu em:  https://www.projetocordel.com.br/educa/alimentacaobalanceada3.php e o que você aprendeu sobre alimentação balanceada, escreva um exemplo de prato para a refeição do almoço. 

 


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