O PROJETO EDUCACIONAL - BAÚTECA
1. JUSTIFICATIVA
A equipe pedagógica da EEEF Francisco Campos(João Pessoa-PB), envolvida de uma preocupação em resgatar as mais variadas formas de brincar e a partir delas construir conteúdos - procedimentais, atitudinais e conceituais, propõe a construção de um acervo com os brinquedos e brincadeiras populares, as brincadeiras pedagógicas e aquelas consideradas da indústria cultural. Desta forma, buscando utiliza-las no cotidiano escolar como instrumento pedagógico em suas aulas e assim se ter uma aula mais prazerosa e dinâmica.
Portanto, denominamos este acervo de Baúteca Intinerante. Terminologia criada a partir da idéia da "brinquedoteca", cujo objetivo é de armazenar num baú, as mais variadas formas de brinquedos e brincadeiras e fazer com que os mesmos tenham vida nas mãos dos alunos. É também, um espaço destinado ao lúdico dentro da escola, onde, cada professor poderá se apropriar dos recursos contidos neste baú e otimizar suas aulas, de forma que elas tenham um caráter lúdico, no qual o jogo seja o instrumento propulsor para o processo de ensino e de aprendizagem.
Este espaço, denominado de Baúteca Intinerante, vem estimular a aprendizagem através da construção deste fazer lúdico, assim, o construir e reconstruir, o formar e transformar, o criar e recriar novos brinquedos e novas formas de brincar é necessidade primeira da criança que se encontra em formação política, cultural, social e motora. Vale ressaltar que além dos brinquedos considerados populares, aqueles que as crianças fazem nas ruas e aprendem a partir do repasse de geração para geração, é importante que neste baú contenha os considerados brinquedos pedagógicos e os da indústria cultural e que a partir deles a criança possa adquirir melhorias nas suas habilidades psicomotoras, no raciocínio lógico-matemático e nos conteúdos apresentados em sala de aula.
Tizuko Morchida Kishimoto (1994), concebe a brinquedoteca, aqui entendida como Baúteca Intinerante, sendo um espaço de animação sociocultural, que se encarrega da transmissão da cultura infantil bem como do desenvolvimento da socialização, integração social e construção de representações infantis.
2. OBJETIVOS
Ø Propor um novo padrão para a educação como uma visão, seja ela menos informal e mais integradora, voltada para o ser humano integral, beneficiando as crianças da EEFFFC.
Ø Possibilitar a todas as crianças o acesso ao brinquedo de forma a socializar o seu uso.
Ø Valorizar o ato de brincar, respeitando a liberdade, a iniciativa, a criatividade, a autonomia, possibilitando a formação do autoconceito positivo.
Ø Resgatar a sensibilidade da criança.
Ø Resgatar a brincadeira tradicional.
Ø Proporcionar um espaço de aprendizado aos participantes.
Ø Repassar aos pais informações e conhecimentos sobre a importância do brinquedo para a criança e significado para o seu desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico.
Ø Construir um acervo de baixo custo.
Ø Criar jogos de acordo com as características e faixa etária dos alunos.
Ø Introduzir as tecnologias de multimídia como uma alternativa lúdica, preparando as futuras gerações para o uso do computador.
3. CLIENTELA
Todos os alunos da escola independente das séries que estudam, pois, no Baúteca deve existir brinquedos e formas de brincadeiras que venham servir para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Considerando que para cada faixa etária existe um tipo de brinquedo, já que por natureza humana somos seres que brincam em todas as idades.
4. RECURSO TÉCNICO
O Baú deverá ser composto de rodas multidirecionais, onde facilitará o deslocamento para todos os espaços da escola.
5. MÉTODO DE TRABALHO
Para iniciar os trabalhos do baúteca, a equipe do Laboratório de Atividades Lúdicas - L.A.L. do UNIPÊ, aplicará questionários e entrevistas a fim de levantar diversas informações sobre as brincadeiras e brinquedos e em especial a forma de se brincar. Objetivando, entretanto, conhecer quais os brinquedos que sabem construir, de que brincam ou brincaram; quais as relações dos pais e avós no repasse dos brinquedos e de que brincaram e outras informações necessárias. Após o levantamento da pesquisa, serão catalogadas as informações e assim categorizadas.
No segundo momento, serão organizados os conteúdos que os alunos estão com maiores dificuldades e assim, para cada série ou turma, será fornecida uma tarefa - construção de um jogo - onde coletivamente será construído o jogo e assim explorado pelo professor da disciplina específica.
A partir destas ações, bimestre, teremos novas tarefas e novos encaminhamentos específicos de acordo com as necessidades apresentadas.
5.1 O Baúteca, será constituído de:
Acervo virtual, cujas informações serão armazenadas em CD-ROM;
Acervo de objetos, onde serão armazenados os brinquedos construídos pelos alunos, ou mesmo adquiridos pela escola.
Acervo audiovisual, no qual será documentada a metodologia do fazer.
Acervo fotográfico, onde serão registradas as etapas processuais da construção dos brinquedos e brincadeiras.
Acervo bibliográfico, com livros específicos e afins sobre criança, brinquedos, brincadeiras e jogos.
Oficinas de brinquedos e exposição dos mesmos.
Trocas de brinquedos usados
5.2 O Baúteca, assim funcionará:
Cada professor utilizará os brinquedos contidos no Baúteca, de forma que não poderá ocorrer coincidências da utilização daquele brinquedo, porém podendo ser utilizadas simultaneamente por vários professores. Não será necessário que o objeto baú esteja na sala de aula, mas, que o baúteca seja consultado, pesquisado e utilizado na sua plenitude. Neste sentido, acredita-se que haverá multiplicidade de CDs e de brinquedos, para que todos tenham oportunidades de utilizar o baúteca.
Os professores, após serem conhecedores das brincadeiras, irão ter uma postura de estimuladores, condutores dos trabalhos lúdicos, agentes facilitadores no processo de brincar e acima de tudo elementos importantes para darem significados didático-metodológicos aos brinquedos e ou as brincadeiras existentes no Baúteca.
6. RECURSOS MATERIAIS
Para equipar um Baúteca é necessário:
Materiais de baixo custo - (alternativos - Sucatas)
Jogos Pedagógicos
Brinquedos Populares
Jogos (xadrez, damas, dominó etc.)
Livros de leitura
Materiais pedagógicos
Kits de construção - martelo, pregos, brochas, serra, licha etc.
Tesoura e cola
Papel e lápis de cera, cor e pincel atômico e outros.
7. AVALIAÇÃO
Será utilizada uma ficha de avaliação nas diferentes áreas:
Área de linguagem;
Área sócio-afetivo
Área cognitiva
Área psicomotora
Acompanhamento sistemático no produto final
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 7.ed.Petropolis-RJ:Vozes, 1997. 141p.
SOARES, João Joaquim. Revisitando o Lúdico no Saber Popular: as brincadeiras infantis populares na escola pública. Dissertação de Mestrado. UFPB-Paraíba, 2002. 136p.
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos 5ed. São Paulo: Loyola, 1987, 203p.
GARCIA, Rose Mari Reis. Brincadeiras Cantadas. Porto Alegre - RS: Kuarup. 1988. 124p.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES POSSÍVEIS DE SEREM DESENVOLVIDAS NA BRINQUEDOTECA
1. MATEMÁTICA FEITA DE PANO
2. CANTO DA LEITURA
3. NOTÍCIA DO DIA
4. BRINCANDO DE DICIONÁRIO (pág. 88, Agosto 99)
5. QUEBRA CABEÇA
6. BANDINHA MÚSICAL
7. FANTOCHES DE DEDOS
8. DADOS DA SORTE
9. BOLICHE ANIMADO
10. DOMINÓ DE CONTEÚDOS
11. PEGA VAREDAS
12. COBRADÁRIO (44, MAIO 99)
13. JOGO DE MEMÓRIA
14. RECREIO ENCANTADO (21 MARÇO 1990)
15. ABRE CARTA
16. PIF DE PALAVRA
17. TORRE DE HANÓI
18. DAMAS DOS CONTEÚDOS
19. MATEMÁTICA NO PALITO
20. BINGO
21. ARGOLA DA SORTE
22. CARTA SUPER-BOMBA
23. TELEVISÃO MÁGICA
24. CINEMA NA LÂMPADA
25. JOGO DA VELHA
26. CAIXAS DE PAPELÃO QUE VIRA BRINQUEDOS
27. DAMAS CONVENCIONAL
28. XADREZ
29. DOMINÓ CONVENCIONAL
30. OFICINA DE CIÊNCIAS