Menu - Joaquim Soares








BIBLIOGRAFIA

1. BARBOSA, Claudio Luiz de Alvarenga, Educação Física Escolar: as representações sociais. Rio de Janeiro: Shape. 2001. 123p.

2. BENJAMIM, Walter, Reflexões: a criança o brinquedo a educação. São Paulo: Summus. 1984. 119p.

3. BOULCH, Le, O desenvolvimento psicomotor do nascimento até 6 anos. 2ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 1984. 220 p

4. BRACHT, Valter, Conhecimento e intervenção: epistemologia e política: e o CBCE? 2002

5. BRANDÃO, Carlos Rodrigues, O que é educação? 28ed. São Paulo: Brasiliense. 1993.117 p.

6. BRASIL, Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico. Censo Demográfico. 2000.

7. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Cortez. 1990. 151p. (ANDE: Associação Nacional de Educação)

8. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental. Brasília: Parma. 1997. ( Todas as disciplinas de 1ª a 8ª séries) (Ministério da Educação e Cultura)

9. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais - Educação Infantil. Brasília: Parma. 1998. Vol. I, II e III (Ministério da Educação e Cultura)

10. BRASIL, Ministério da Educação e Cultura, Aspecto da Organização e Funcionamento da Educação Brasileira. Brasília. 1974

11. BROUGÈRE, Gilles, Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez. 1995.110p.

12. BRUHNS, Heloisa Turini, O corpo e o lúdico: ciclo de debates e lazer e motricidade. Campinas - São Paulo: Autores Associados. 2000. 112p.

13. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Laurencini. São Paulo: UNESP. 1999. 701p.

14. CASCUDO, Luiz da Câmara, Dicionário do Folclore Brasileiro. 5ed. Belo Horizonte: Itatiaia. 1984. 811p.

15. CLAPERÈDE, E., A educação funcional. São Paulo: Nacional.1964.

16. CHARLOT, Bernad, A mistificação pedagógica. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara. 1986. 314 p.

17. CHATEAU, Jean O jogo e a criança. São Paulo: Summus. 1987. 139p.

18. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - CONFEF. Lei nº 9696 de 01/09/1998

19. DAMÁZIO, Reinaldo Luiz, O que é criança ? 2ed. São Paulo: Brasiliense. 1991. 58 p.

20. DELVAL, Juan, Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre, RS: Artmed. 2001. 118p.

21. DEMO, Pedro, Pesquisa e Construção do Conhecimento, Metodologia Científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1994 125p

22. DEMO, Pedro. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1998.

23. DESCARTES, Les Principes de la philosophi. Vrin: s/e 1965.

24. DUARTE, Emeide Nóbrega, Manual Técnico para realização de Trabalhos Monográficos. João Pessoa: Universitária. 2001.94p.

25. FARIA JR, Alfredo Gomes de, Uma introdução à Educação Física. Niterói - RJ: Corpus. 1999. 442p.

26. FREIRE, João Batista, Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione. 1989. 226p.

27. FREIRE, Paulo, Fórum de Debates sobre Educação no Brasil - João Pessoa - 1989

28. FREIRE, Paulo, Pedagogia do oprimido. 17ed. Rio de Janeiro: Paz e terra. 1987. 184p.

29. FREIRE, Paulo, Professora Sim. Tia Não. 5ed. São Paulo: Olho D'água. 1994. 127p.

30. FREIRE, Paulo, Educação como prática da liberdade. 14ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1983.150p.

31. GALIMARD, Pierre, A criança de 11 a 15 anos. São Paulo: Paulinas. 1983. 107p.

32. GALIMARD, Pierre, A criança de 6 a 11 anos. São Paulo: Paulinas. 1983. 107p.

33. GALLARDO, Jorge Sérgio Perez, A criança em movimento: jogo, prazer e transformação. São Paulo: FDT. 1998.120p.

34. GHIRALDELLI Jr, Celestino A. da, Infância, Educação e neoliberalismo. 2ed. São Paulo: Cortez. 2000. 93p.

35. GIL, A. P. C., Método e Técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas. 1994

36. GUERRA, Marlene, Recreação e Lazer. 3ed. Porto Alegre: Sagra. 1991. 164p.

37. HOLANDA, Aurélio B. de, Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa. 11ed. Rio de Janeiro: Civilização. 1971. 1263p.

38. HENRIOT, Jacques, Le jeu. Paris: Synonyme - S.O.R. (1989),

39. JAPIASSU, Hilton. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981, 188p.

40. JAPIASSU, h., A questão da Interdisciplinaridade. Vitória. COMBRACE.( Congresso Brasileiro de Ciências no Esportes). 1995. 13p.

41. JESUS, Antônio Tavares, Educação e Hegemonia no pensamento de Antônio Gramsci. São Paulo: Cortez. 1989.

42. FARIA JUNIOR, Alfredo Gomes de Faria, Uma introdução à Educação Física. Niterói - RJ: Corpus. 1999. 442p.

43. FERREIRO, Emília, Reflexões sobre alfabetização. 14ed. São Paulo: Cortez. 1985

44. FREIRE, Paulo, Pedagogia do oprimido. 17ed. Rio de Janeiro: Paz e terra. 1987. 184p.

45. FREIRE, Paulo, Professora Sim. Tia Não. 5ed. São Paulo: Olho D'água. 1994. 127p.

46. FREIRE, João Batista, Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione. 1989. 226p.

47. FREITAG, Bárbara, A política educacional e a indústria cultural. 2ed. São Paulo: Cortez, 1989. 86 p.

48. KANT, Reflexions sur l'éducation. Vrin: s/e. 1964.

49. KISHIMOTO, Tizuko Morchida, Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. 7ed. Rio de Janeiro: Vozes. 2000. 127p.

50. KISHIMOTO, Tizuko Morchida, Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a educação. 3ed. São Paulo: Cortez. 1999. 183p.

51. KISHIMOTO, Tizuko Morchida, O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira. 1998. 172p.

52. LIBÂNEO, José C, Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 4ed. São Paulo: Cortez. 2000.104p.

53. MARCELLINO, Nelson Carvalho, Pedagogia da Animação. 2ed. Campinas-SP: Papirus. 1997. 149p.

54. MAYLES, Janet R., Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed. 2002. 199p.

55. MELO NETO, José Francisco de, Educação Popular outros caminhos. João Pessoa: Universitária. 1999. 184p.

56. MONTENEGRO, M. T., Estrutura e apresentação de Dissertação e Tese. João Pessoa. Universitária. 1982. 64p.

57. OLIVEIRA, Vera B. de, O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. 3ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 184p.

58. PAIVA, Vanilda Pereira, Perspectiva e Dilemas da Educação Popular. 2ed. Rio de Janeiro: Graal. 1986. 326 páginas

59. PELLEGRINI FILHO, Américo, Antologia de Folclore Brasileiro. São Paulo: Edart. 1982.387p.

60. PIAGET Jean, Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos. 1971.

61. PIAGET Jean, O desenvolvimento do pensamento. Lisboa: Dom Quixote. 1977.

62. PIAGET Jean, O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zaahar. 1978.

63. PIAGET, Jean, Epistemologia Genética e pesquisa Psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Barros. 1974. 153p.

64. ROLIM, Liz Cintra, Educação e Lazer a aprendizagem permanente. São Paulo: Ática. 1989. 118p.

65. ROUSSEAU, Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes. Paris: Sociales. 1969.

66. SAINT-EXUPERY, Antoine. de, O Pequeno Príncipe. 24ed. Rio de Janeiro: Agir. 1982. 97p.

67. SOBRINHO, Reinaldo de O., Variações do Folclore na Paraíba. João Pessoa: Unigraf. 1990.175p.

68. SOARES, João Joaquim, Banco de Dados sobre Brincadeiras Populares Infantis. Disponível em Acesso em 28 ago. 2002.

69. SOARES, João Joaquim O Resgate das Brincadeiras Populares em idade escolar: uma abordagem em movimento. Monografia. U.F.V.-MG, 1992. 100p.

70. SOARES, João Joaquim, Brincadeiras Populares Infantis: uma reflexão político educacional. Monografia. UNIPE-PB, 1993. 80p.

71. SOARES, João Joaquim, O papel do professor de destrezas motoras: Estilo de ensino segundo Moston Viçosa: UFV. 1990.23p.

72. VAYER, P., A Criança Diante do Mundo. Porto Alegre. Artes Médicas. 1982. 279p.

73. VEIGA, Ilma Passos Alencastro, Repensando a Didática. 6ed. Campinas - SP: Papirus. 1991. 158p.

74. VYGOTSKY, Liev Semiónovitch. Pensamento e Linguagem. 2ed. São Paulo: Martins Fontes. 2000. 193p.

75. WAJSKOP, Gisela, Brincar na Pré-escola. São Paulo: Cortez .1995. 119p.

76. ALMEIDA, R. S., Conteúdo escolar para a compreensão histórica da cultura corporal Anais do X CBCE. Vol. III P. 29-32 Out. 1997

77. AMOS, Eduardo. Se essa rua fosse minha. São Paulo: Moderna. 1992. 32p.

78. ANDRADE, A. I. B. de, Projeto Brincadeiras é coisa séria Anais do X CBCE. Vol. II P. 1017-1022 Out. 1997

79. ARANTES, Antônio Augusto, O que é cultura popular? 14ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. 79 p.

80. AROEIRA, Maria Luísa Campos, Brincar e aprender. São Paulo: FTD. 1996. 167para

81. AYALA, Marcos, Cultura Popular no Brasil. São Paulo: Ática, 1987. 77p.

82. BRASIL, Aprender Brincando. Brasília: Imesp.1997. Vol I,II, III, IV e V ( MS/MEC)

83. BRASIL, Brincadeira é coisa séria. João Pessoa: CEDOP. 1990. 28p. (Centro de documentação e Publicações populares)

84. BRUHNS,Heloisa Turini, O corpo e o lúdico: ciclo de debates e lazer e motricidade. Campinas - São Paulo: Autores Associados. 2000. 112p.

85. BACHELARD, Gaston, Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar. 1977. 196p.

86. CARVALHO, André. Carvalho David. de, Como brincar à moda antiga. Belo Horizonte: Lê, 1987. 94 p.

87. CECCON, Claudius, A vida na escola e a escola da vida. Petrópolis- RJ: Vozes. 16ed. 1987. 95p.

88. CHATEAU, Jean, O jogo e a criança. São Paulo: Summos. 1987. 139p.

89. CASTELLS, Manuel, IPOLA, Emílio, Prática epistemológica e Ciências Sociais. 3ed. Porto - Portugal: Afrontamento. 1973. 70p.

90. DAMÁZIO, Reinaldo Luiz., O que é criança? 2ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. 58 p.

91. DINELLO, R. A expressão lúdica na educação na infância. 3ed. Santa Maria. Palloti. 1987. 184p.

92. DUARTE, Newton, Vigotski e o "aprender a aprender". Campinas-São Paulo: Autores Associados. 2000. 296p.

93. DUARTE, Newton, Educação Escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas-SP : Autores Associados. 1996. 115p.

94. DELVAL, Juan, Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre, RS: Artmed. 2001. 118p.

95. FRED, Nonato, Cuidado! Meios de comunicação de Massa. Juazeiro do Norte - CE: SEC. 1990. 8p (Literatura de Cordel)

96. FREIRE, Paulo, Educação como prática da liberdade. 9ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1979.

97. FREIRE, Paulo, Educação e Mudança. 12ed. Rio de Janeiro. Paz e terra 1986. 79p.

98. FREIRE, Paulo, Na escola que fazemos? Uma reflexão interdisciplinar em Educação Popular. Petrópolis. Vozes, 1988. 109p.

99. FREITAG, Bárbara, A política educacional e a indústria cultural. 2ed. São Paulo: Cortez, 1989. 86 p.

100. FREITAG, Bárbara, Escola, estado e sociedade. 6ed. São Paulo: Morais, 1986.142p.

101. GARCIA, Rose Mari Reis, Brincadeiras Cantadas. Porto Alegre - RS: Kuarup. 1988. 124p.

102. GIROUX, Henry, Escola Crítica e Política Cultural 3ed. São Paulo. Cortez. 1992. 104p.

103. GALLARDO, Jorge S. P., A criança em movimento: jogo, prazer e transformação. São Paulo: FDT. 1998.120p.

104. HARPER, B. Cuidado Escola. São Paulo. Brasiliense. 1987. 119p.

105. HIRSZMAN, Anita, A formação do pensamento lógico na criança. Rio de Janeiro: Educar. 1986. 65p.

106. IANNI. Otávio, Teorias da globalização. Rio de Janeiro:Civilização. 1999. 271p.

107. LEBOVICI, S, Significado e Função do Brinquedo na Criança. Porto Alegre. Artes Médicas. 1985. 63p.

108. LIMA, Tiago Sales de, Jogos Populares x Indústria Cultural: Uma experiência pessoal. Rio de Janeiro: Mono. Jul/1989.

109. MARTINS, Iguatemy Lucena, Cultura Popular João Pessoa. Universitária. 1994. 33p.

110. MELLO, Alexandre Moraes de, Jogos Populares Infantis como recurso pedagógico da Educação Física Escolar de 1º Grau no Brasil. Dissertação de Mestrado. UFRJ, 1985. 313p.

111. MELO, A., A Educação popular numa estratégia de Educação ( Cadernos CEDES - 1. Concepções e experiências de Educação popular) 5a reimp. São Paulo. Set. 1989. 60p.

112. MELO, J. O. de A., Paraíba Conquista, patrimônio e povo 2ed. João pessoa. Grafiset. 1993. 233p.

113. MELO, V., Folclore Infantil. Belo Horizonte, Itatiaia, 1985. 239p.

114. MOYSÉS, L., O desafio de saber ensinar 3ed. Campinas. Papirus. 1994. 138p.

115. MORIN, Edgar, A inteligência da Complexidade. 2ed. São Paulo:Peirópolis. 2000. 263p.

116. MARCELLINO, Nelson Carvalho, Pedagogia da Animação. 2ed. Campinas-SP: Papirus.1997.149p.

117. MAYLES, Janet R., Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre, RS: Artmed. 2002. 199p.

118. NOVAIS, I. C., Brincando de Roda. Rio de Janeiro. Agir. 1983. 258p.

119. NOBREGA, Pesquisa Bibliográfica .João Pessoa. Grafiset. 1993. 26.

120. OLIVEIRA, Paulo de Salles., Brinquedo e indústria cultural. Petrópolis: Vozes 1986. 96p.

121. OLIVEIRA, Paulo de Salles, O que é brinquedo? 2ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. 74p.

122. OLIVEIRA, Paulo de Salles, Brinquedos Artesianas e Expressividade Cultural. São Paulo, SESC - CE, Laser, 1982.

123. OLIVEIRA, Vera B. de, O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. 3ed. Petropolís, RJ: Vozes, 2000. 184p.

124. PICKARD, P. M. A Criança Aprende Brincando. São Paulo. Ibrasa. 1976. 226p.

125. PERRENOUD, Phelippe, 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000. 192p.

126. RIZZI, L. Atividades Lúdicas na Educação da Criança 2ed. São Paulo. 1987. 94p.

127. RIBEIRO, J. B. Retalhos de Folclore Nordestino. Brasília, Thesaurus, 1982. 11p.

128. RODRIGUES, A.A. Rodas, Brincadeiras e Costumes. Rio de Janeiro: Plirarte,1984. 336p.

129. SILVA Jr, Celestino A. da, Infância, Educação e neoliberalismo. 2ed. São Paulo: Cortez. 2000. 93p.

130. SANTOS, J. L. dos. O que é cultura? 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. 89 p.

131. SANTOS, I.M.E., Cancioneiro da Paraíba João Pessoa. Grafset. 1993. 381p.

132. SEVERINO, Antônio Joaquim, Metodologia do Trabalho Científico. 21ed. São Paulo. Cortez. 2000. 279p.

133. SILVA, J. N. da. Brinquedos populares. João Pessoa: União, 1982. 59p.

134. SOBRINHO, Reinaldo de O., Variações do Folclore na Paraíba. João Pessoa. Unigraf.1990.175p.

135. VYGOTSKY,L. S. La imaginación y el arte en la infancia. Madri, Akal, 1982. 118p.

136. VYGOTSKY,L. S, A formação social da mente. São Paulo, Livraria Martins Fortes, 1987. 118p.

137. VYGOTSKY,L. S, História del desarrollo de las funciones psiquicas superiores. Havana, Científico-Técnica, 1987

138. VYGOTSKY,L. S, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, Ícone/EDUSP, 1988

139. WEISS, Luise, Brinquedos & Engenhocas: atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione. 1989. 144



Rodapé - Joaquim Soares

© Copyright - Joaquim Soares - Todos os Direitos Reservados

______________________________
João Pessoa-PB - Brasil