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Ilustração: Ivan Cruz


OS BRINQUEDOS CANTADOS
Autor Prof. Ms. Joaquim Soares

Texto extraído da Monografia - Resgate das Brincadeiras Populares; Uma reflexão político educacional

É através das cantigas de ninar ou acalanto que se dá o primeiro passo para o repasse cultural do adulto para a criança. Desde o princípio da vida a criança começa a aprender o folclore através de sua mãe ou de alguém que a venha à ninar.

Boi, boi, boi
boi da cara preta
vem pegar este menino
que tem medo de careta.
    ou ainda:

Boi, boi, boi
boi da cara branca
vem pegar este menino
que tem medo de carranca.

Boi, boi , boi
boi do Piauí
pega este menino
que não quer dormir.

Dorme, filhinho
que eu tenho o que fazer.
vou lavar, vou engomar
camisinha prá você.

Desce gatinho
de cima do telhado
para ver se meu filhinho
dorme um sono sossegado.

Dorme neném que a cuca vai pegar
mamãe tem o que fazer e o papai vai trabalhar.

Xô, xô pavão
de cima do telhado
deixa meu menino
dormi o sono sossegado.

Das cantigas de ninar, se chega às brincadeiras cantadas, às cantigas de roda, nas quais todas as crianças exerciam a voz de forma precisa e prazerosa. SOBRINHO (1990), presume que "algumas das brincadeiras de roda, são apenas a revivência de canções das cortes de amor ou das reuniões de cavalaria da velha França", as quais sofreram uma espécie de democratização de estilo, até a sua integral absorção como divertimento típico da garotada. Além das brincadeiras de roda existiam ou existem, as brincadeiras de rua, tipo jogo, tendo muitas vezes um caráter competitivo ou eliminatório. Mas o que se pode chamar atenção é a forma democrática da escolha daquele que venha ser o primeiro nas brincadeiras. O jeito de escolher era ou é muito simples, através de frases, pequenos versos, usados para isto, tais como:

- Panelinha de ioiô
foi no mato e se afundou
testo, panela,
bolor, fe ... dou !

- Fui a lata de biscoito
tirei um, tirei dois,
tirei três, tirei seis,
tirei sete, tirei oito,
tirei nove, tirei dez ! ...

- Fui andando no caminho
encontrei uma coruja.
pisei no rabo dela,
me chamou de cara suja.

- Você quer brincar de pique?
e de pique, picolé.
quantos piques você quer?

Obs. A CRIANÇA DIRÁ UM NÚMERO QUE CORRESPONDERÁ AS BATIDAS NO OMBRO OU CABEÇA

- Minha mãe mandou dizer.
que eu tirasse a letra u.
quem está fora sou eu ou tu.

VELHA FIÁ

Estava uma velha em seu lugar
veio uma mosca incomodar
A mosca e a velha, a velha à fiá
Estava uma mosca em seu lugar
veio uma aranha incomodar
A aranha e mosca, a mosca e a velha, a velha à fiá
Estava uma aranha em seu lugar
veio uma barata incomodar
a barata e a aranha, a aranha e a mosca, a mosca e a velha, a velha à fiá

LARANJA MADURA
Que bela laranja madura ô menina,
De que cor são elas ?
elas são verdes e amarelas.
se vira "fulano" que é cor de canela.

O PIÃO NO CHÃO
(Elma), não é capaz de rodar o pião no chão (bis)
rodou, rodou, rodou o pião no chão
Maria, não é capaz de rodar o pião no chão (bis)
rodou, rodou, rodou o pião no chão.

PEZINHO
Oi bota aqui, bota aqui o teu pezinho
bota aqui, bota aqui junto do meu
no virar, no virar do teu pezinho
um abraço e um beijinho lhe dou eu

FORNO SINHA
Boca de forno ! Forno sinhá
Tirando bolo! Bolo sinhá.
Então vai começar! Quero ver você tocar na .... de seu amigo.
Oi toca, oí toca olê, lê, lê
Oí toca, oí toca ô lá, lá

LÁ NA PONTE DA ALIANÇA
Lá na ponte da aliança todo mundo passa [bis]
O varredor faz assim, assim, assim.

NESTA RUA
Nesta rua, nesta rua tem um bosque
que se chama, que se chama solidão
dentro dele, dentro dele, mora um anjo
que roubou, que roubou meu coração

Se eu roubei, se eu roubei teu coração
tu roubaste, tu roubaste, o meu também
se roubei, se roubei teu coração
é porque, é porque te quero bem.

REBOLA BOLA
Eu sou mineira de minas
mineira de minas gerais
sou carioca da gema
carioca da gema do ovo

Rebola bola, você diz que vai que dá
você diz que dá na bola
na bola você não dá.

SOU LEITEIRA
Sou leiteira,
sou leiteira, vendo leite
na cidade
na cidade de lisboa
Todos gostam
todos gostam da leiteira
a leiteira
a leiteira é coisa boa

BA, BE, BI, BO, BU
Ba, be, bi, bo, bu.
vamos todos aprender (bis)
Soletrando o bê-a-bá
na cartilha do a-b-c (bis)

O "m" é uma letra que
se escreve no a-b-c (bis)
Ó ! Maria, você não sabe
como eu gosto de você.

MACHADINHA
Ai, ai, ai, minha machadinha,
ai, ai, ai, minha machadinha

Quem te pôs as mãos
sabendo que és minha,

Se és minha eu também sou tua
se és minha eu também sou tua

Pula machadinha para o meio da rua
pula machadinha para o meio da rua

No meio da rua não hei de ficar
no meio da rua não hei de ficar

Porque tenho "fulano" para ser meu par
porque tenho _________ para ser meu par

MARGARIDA
Onde está a margarida, olê, olê, olá
onde está a margarida, olê, olê, olá

Ela está no seu castelo, olê, olê, olá
ela está no seu castelo, olê, olê, olá

Eu queria muito vê-la, olê, olê, olá
eu queria muito vê-la, olê seus cavalheiros

Mas o muro é muito alto, olê, olê, olá
mas o muro é muito alto, olê seus cavalheiros

Vou tirando uma pedra, olê, olê, olá
vou tirando uma pedra, olê seus cavalheiros

NA BAHIA TEM
Na Bahia tem, tem, tem, tem.
na Bahia tem, ô baiana
coco de vintém

Na Bahia tem, vou mandar comprar.
lampião de vidro, ó baiana
ferro de engomar

PAI FRANCISCO
Pai Francisco entrou na roda
tocando seu violão
dorarão, dão, dão
dorarão, dão, dão

Vem de lá seu delegado
o pai Francisco
vai prá prisão

como ele vem se requebrando
parece um boneco se desmanchando (bis)

Atualmente muitas melodias das cantigas de roda são aproveitadas na alfabetização. A brincadeira ba, be, bi, bo, bu, como outras, podem sofrer variações, de forma que poderá ser substituída por outras sílabas ou nomes, portanto, comprova-se que, mesmo brincando, as crianças podem aprender novas sílabas, socializar-se, conhecer o nome dos colegas e com que letra começa este nome, estimula ainda noções de espaço-tempo, o giro, a força, o equilíbrio e a velocidade.

EU ERA ASSIM
Quando eu era novinha
novinha, bem novinha
eu era assim (bis)

Quando eu era menina
menina, bem menina
eu era assim (bis)

Quando eu era casada
casada, bem casada
eu era assim (bis) etc.

A POMBINHA VOOU VOOU
A pombinha voou, voou.
caiu no laço e se embaraçou
aí me dá um abraço
que eu desembaraço
a minha pombinha que caiu no laço.

BOLE BOLE
Menino que dança é essa que deixa o pescoço todo mole
é uma dança boa, que bole , bole, bole, bole

CHAPÉUZINHO VERMELHO
Divide o grupo de acordo com as personagens existente na estória, sendo:

Chapeuzinho Vermelho
Mãe de chapeuzinho
Vovó
O caçador
lobo mal

Após esta distribuição, cada grupo dramatizará a estória e todos passam a perseguir um ao ou, ou seja, a mãe de Chapeuzinho procura por ela, a vovó corre do lobo, o lobo foge dos caçadores e assim por diante.

EU SOU RICA, EU SOU POBRE
Eu sou rica, rica, rica
de marré, marré, marré
Eu sou rica, rica, rica
de marré de cí.

Eu sou pobre, pobre, pobre
de marré, marré, marré
Eu sou pobre, pobre, pobre
de marré de cí.

Quero uma de vossas filhas
de marré, marré, marré
Quero uma de vossas filhas
de marré de cí

Escolhei a que quiserdes
de marré, marré, marré
Escolhei a que quiserdes
de marré de cí

Que ofício dais a ela
de marré, marré, marré
Que ofício dais a ela
de marré de cí

Dou ofício de __________
de marré, marré, marré
Dou ofício de __________
de marré de cí.

Este ofício não me agrada
( " " já me agrada )
de marré, marré, marré
Este ofício não me agrada
( " " já me agrada )
de marré de cí.

Formavam-se os grupos de crianças e algumas vezes era sugerida esta brincadeira. Escolhia-se quem seria a mãe ou o pai rica(o) e a mãe ou pai pobre com seus filhos, seguindo a letra da música, dava-se ofícios para os filhos, a mãe ou o pai pobre aceitava ou não. Estes ofícios correspondiam a valores sociais representados pela profissão que os adultos exerciam: professor, médico, engenheiro, lavadeira, motorista, etc.

FUI A ESPANHA
Fui à espanha
buscar meu chapéu
azul e branco
da cor daquele céu

Olha a palma, palma, palma
olha pé, pé, pé
olha roda moreninha
caranguejo peixe é

Caranguejo não é peixe
caranguejo peixe é
caranguejo só é peixe
na enchente da maré

Olha, samba criola que vem da bahia
pega a criança e joga na bacia
a bacia é de ouro.
areiada com sabão
depois da areiada
enxugada com um roupão.

O roupão é de seda
camisinha de filó
agora vamos ver
quem ficou pela vovó, a benção vovó (bis).

As brincadeiras de roda como estas que foram citadas, contribuem para o exercício da voz, da direcionalidade e da noção de círculo, da atenção, da motricidade.

Como é percebível nas letras destas brincadeiras o regionalismo e a cultura do lugar, se fazem sempre presentes.

Um educador poderia aproveitá-la para questionar as crianças sobre os gestos feitos durante as atividades e se serviriam para serem feitos em outros locais e em outras situações. Os temas como Ecologia, Geografia, Ciências podem ser explorados sem dificuldades

SAMBA-LELÊ
Samba-lelê está doente
está com a cabeça quebrada
Samba-lelê precisava
de umas dezoito lapadas

PASSARÁS
Duas crianças frente-a-frente, de mãos dadas e braços elevados acima da cabeça, formando um arco. As demais formam-se em coluna, cada uma apoiando-se no ombro da colega da frente, a primeira sai puxando todo o grupo.
As crianças integrantes do arco, identificam-se entre si, com nomes de frutas ou de talheres, sem que as demais saibam qual seja. Como exemplo, pode ser "banana" e a outra "laranja", ou uma ser "garfo" e a outra "faca".
O primeiro da coluna inicia a brincadeira, acompanhando a letra da música.

Licença, meu bom barquinho
licença, prá eu passar
eu tenho muitos filhinhos
não posso mais demorar.

Passarás, passarás,
deixa eu passar
carregado de filhinhos
para eu criar.

Passarás, passarás
algum deles
há de ficar.

Se não for o da frente
há de ser o de atrás
trás, trás, trás, trás.



Rodapé - Joaquim Soares

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