www.projetocordel.com.br
1º e 2º anos - Plano de Curso de Educação Física

Plano Anual de Ensino de Educação Física para 1º e 2º anos
(Modelo)
Plano 1   Plano 2   Plano 3   Plano 4


ESCOLA: EEFORP - EQUIPE DE ESTUDO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DEFIS: Depto. de Educação Física - Santa Rita-PB
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
PROFESSOR(A):
ANO/TURMA: 1º/2º ANOS


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (BNCC)
O professor deverá selecionar as competências específicas que serão desenvolvidas no ano/turma.


1º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Brincadeiras e jogos da cultura corporal presente no contexto comunitário e regional

HABILIDADES (BNCC)

• (EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

• (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

• (EF12EF05) Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.

• (EF12EF06) Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.


2º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Esportes de marca
Esportes de precisão

HABILIDADES (BNCC)

• (EF12EF05) Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.

• (EF12EF06) Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.


3º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Ginástica geral

HABILIDADES (BNCC)

• (EF12EF07) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.

• (EF12EF08) Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.

• (EF12EF09) Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

• (EF12EF10) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais.


4º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Danças do contexto comunitário e regional

HABILIDADES (BNCC)

• (EF12EF11) Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

• (EF12EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.


METODOLOGIA (Descrever as estratégias de ensino)



AVALIAÇÃO (Descrever as formas de avaliação)

DIAGNÓSTICA, CONTÍNUA E FINAL INTEGRADORA

DIAGNÓSTICA: É usada para que se possa conhecer melhor os alunos e, por conseguinte, organizar o ensino em função das necessidades deles.

CONTÍNUA: CONTÍNUA É usada para que o professor reveja suas ações e possa definir novas estratégias, com vistas a proporcionar aprendizagem efetiva.

FINAL INTEGRADORA: É usada para verificar os resultados obtidos no processo, como o aluno chegou a esses resultados (percurso), o que é necessário continuar desenvolvendo, e o que é preciso fazer de novo, ou deixar fazer. 


REFERÊNCIAS CONSULTADAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Brasília, 2017.

Quer baixar para imprimir este plano? Clique aqui.


www.projetocordel.com.br

Cadastre-se e leia os cordéis na íntegra.   Esqueceu a senha?     Login     Todos os Cordéis     Lançamentos


Feito com Mobirise - Sistemas: Francisco Diniz.  Adaptado de Cesar Szpak Celke e de NodeStudio


SiteLock