www.projetocordel.com.br
1º e 2º anos - Plano de Curso de Educação Física

Plano Anual de Ensino de Educação Física para 1º e 2º anos
(Modelo)
Plano 1   Plano 2   Plano 3   Plano 4


ESCOLA:
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
PROFESSOR(A):
ANO/TURMA: 1º/2º ANOS


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (BNCC)
O professor deverá selecionar as competências específicas que serão desenvolvidas no ano/turma.


1º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA
Brincadeiras e jogos

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Brincadeiras e jogos da cultura corporal presente no contexto comunitário e regional

HABILIDADES (BNCC)

• (EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

• (EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

• (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

• (EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.


2º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA
Esportes

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Esportes de marca
Esportes de precisão

HABILIDADES (BNCC)

• (EF12EF05) Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.

• (EF12EF06) Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.


3º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA
Ginásticas

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Ginástica geral

HABILIDADES (BNCC)

• (EF12EF07) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.

• (EF12EF08) Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.

• (EF12EF09) Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

• (EF12EF10) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais.


4º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA
Danças

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Danças do contexto comunitário e regional

HABILIDADES (BNCC)

• (EF12EF11) Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

• (EF12EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.


METODOLOGIA (Descrever as estratégias de ensino)



AVALIAÇÃO (Descrever as formas de avaliação)

DIAGNÓSTICA, CONTÍNUA E FINAL INTEGRADORA

DIAGNÓSTICA: É usada para que se possa conhecer melhor os alunos e, por conseguinte, organizar o ensino em função das necessidades deles.

CONTÍNUA: CONTÍNUA É usada para que o professor reveja suas ações e possa definir novas estratégias, com vistas a proporcionar aprendizagem efetiva.

FINAL INTEGRADORA: É usada para verificar os resultados obtidos no processo, como o aluno chegou a esses resultados (percurso), o que é necessário continuar desenvolvendo, e o que é preciso fazer de novo, ou deixar fazer. 


REFERÊNCIAS CONSULTADAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Brasília, 2017.


www.projetocordel.com.br

Cadastre-se e leia os cordéis na íntegra.   Esqueceu a senha?     Login     Todos os Cordéis     Lançamentos


Início       A Arte de Leontino Quirino      Autores      Banco de Rimas      Bibliografia      Capoeirarte      Cds      Como Escrever um Cordel      Comprar Aqui      Conte sua história em cordel      Cordéis de Francisco Diniz      Cordéis de Valentim Quaresma      Currículo Cultural      Educação Física      Entrevistas      Fotografias      História      Kit de 20 cordéis para escolas      Lançamentos      Livro de Visitas      Loja Virtual      Matérias      Mensagens      Monografias      O patriarca do cordel      O que é cordel?      PHC em Cordel       Player de música       Projetos      Projeto Pé de Serra      Rima é som      Tenda do Cordel      Textos      Vídeos      Xilogravura

Feito com Mobirise - Sistemas: Francisco Diniz.  Adaptado de Cesar Szpak Celke e de NodeStudio


SiteLock