www.projetocordel.com.br
3º, 4º e 5º anos - Plano de Curso de Educação Física

Plano Anual de Ensino de Educação Física para 3º, 4º e 5º anos
(Modelo)
Plano 1   Plano 2   Plano 3   Plano 4


ESCOLA: EEFORP - EQUIPE DE ESTUDO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DEFIS: Depto. de Educação Física - Santa Rita-PB
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
PROFESSOR(A):
ANO/TURMA: 3º, 4º e 5º ANOS


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (BNCC)
O professor deverá selecionar as competências específicas que serão desenvolvidas no ano/turma.


1º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo
Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

HABILIDADES (BNCC)

• (EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

• (EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

• (EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

• (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.


2º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

em branco

HABILIDADES (BNCC)

• em branco


3º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Ginástica geral

HABILIDADES (BNCC)

• (EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.

• (EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.


4º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Lutas no contexto comunitário e regional
Lutas de matriz indígena e africana

HABILIDADES (BNCC)

• (EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.

• (EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.


METODOLOGIA (Descrever as estratégias de ensino)



AVALIAÇÃO (Descrever as formas de avaliação)

DIAGNÓSTICA, CONTÍNUA E FINAL INTEGRADORA

DIAGNÓSTICA: É usada para que se possa conhecer melhor os alunos e, por conseguinte, organizar o ensino em função das necessidades deles.

CONTÍNUA: CONTÍNUA É usada para que o professor reveja suas ações e possa definir novas estratégias, com vistas a proporcionar aprendizagem efetiva.

FINAL INTEGRADORA: É usada para verificar os resultados obtidos no processo, como o aluno chegou a esses resultados (percurso), o que é necessário continuar desenvolvendo, e o que é preciso fazer de novo, ou deixar fazer. 


REFERÊNCIAS CONSULTADAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Brasília, 2017.

Quer baixar para imprimir este plano? Clique aqui.


www.projetocordel.com.br

Cadastre-se e leia os cordéis na íntegra.   Esqueceu a senha?     Login     Todos os Cordéis     Lançamentos


Feito com Mobirise - Sistemas: Francisco Diniz.  Adaptado de Cesar Szpak Celke e de NodeStudio


SiteLock