www.projetocordel.com.br
3º, 4º e 5º anos - Plano de Curso de Educação Física

Plano Anual de Ensino de Educação Física para 3º, 4º e 5º anos
(Modelo)
Plano 1   Plano 2   Plano 3   Plano 4


ESCOLA:
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
PROFESSOR(A):
ANO/TURMA: 3º, 4º e 5º ANOS


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (BNCC)
O professor deverá selecionar as competências específicas que serão desenvolvidas no ano/turma.


1º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA
Brincadeiras e jogos

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo
Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

HABILIDADES (BNCC)

• (EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

• (EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

• (EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

• (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.


2º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA
Esportes

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Esportes de campo e taco
Esportes de rede/parede
Esportes de invasão

HABILIDADES (BNCC)

• (EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

• (EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).


3º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA
Ginásticas

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Ginástica geral

HABILIDADES (BNCC)

• (EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.

• (EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.


4º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA
Danças

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Danças do Brasil e do mundo
Danças de matriz indígena e africana

UNIDADE TEMÁTICA
Lutas

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Lutas no contexto comunitário e regional
Lutas de matriz indígena e africana

HABILIDADES (BNCC)

• (EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

• (EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

• (EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.

• (EF35EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.

• (EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.

• (EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

• (EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.


METODOLOGIA (Descrever as estratégias de ensino)



AVALIAÇÃO (Descrever as formas de avaliação)

DIAGNÓSTICA, CONTÍNUA E FINAL INTEGRADORA

DIAGNÓSTICA: É usada para que se possa conhecer melhor os alunos e, por conseguinte, organizar o ensino em função das necessidades deles.

CONTÍNUA: CONTÍNUA É usada para que o professor reveja suas ações e possa definir novas estratégias, com vistas a proporcionar aprendizagem efetiva.

FINAL INTEGRADORA: É usada para verificar os resultados obtidos no processo, como o aluno chegou a esses resultados (percurso), o que é necessário continuar desenvolvendo, e o que é preciso fazer de novo, ou deixar fazer. 


REFERÊNCIAS CONSULTADAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Brasília, 2017.


www.projetocordel.com.br

Cadastre-se e leia os cordéis na íntegra.   Esqueceu a senha?     Login     Todos os Cordéis     Lançamentos


Início       A Arte de Leontino Quirino      Autores      Banco de Rimas      Bibliografia      Capoeirarte      Cds      Como Escrever um Cordel      Comprar Aqui      Conte sua história em cordel      Cordéis de Francisco Diniz      Cordéis de Valentim Quaresma      Currículo Cultural      Educação Física      Entrevistas      Fotografias      História      Kit de 20 cordéis para escolas      Lançamentos      Livro de Visitas      Loja Virtual      Matérias      Mensagens      Monografias      O patriarca do cordel      O que é cordel?      PHC em Cordel       Player de música       Projetos      Projeto Pé de Serra      Rima é som      Tenda do Cordel      Textos      Vídeos      Xilogravura

Feito com Mobirise - Sistemas: Francisco Diniz.  Adaptado de Cesar Szpak Celke e de NodeStudio


SiteLock