www.projetocordel.com.br
8 e 9 anos - Plano de Curso de Educação Física

Plano Anual de Ensino de Educação Física para 8º e 9º anos
(Modelo)
Plano 1   Plano 2   Plano 3   Plano 4


ESCOLA: EEFORP - EQUIPE DE ESTUDO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DEFIS: Depto. de Educação Física - Santa Rita-PB
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
PROFESSOR(A):
ANO/TURMA: 8/9 ANOS


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (BNCC)
O professor deverá selecionar as competências específicas que serão desenvolvidas no ano/turma.


1º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Esportes de rede/parede
Esportes de campo e taco
Esportes de invasão
Esportes de combate 

HABILIDADES (BNCC)

• (EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

• (EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

• (EF89EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

• (EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

• (EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

• (EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.


2º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Dança de salão

HABILIDADES (BNCC)

• (EF89EF12) Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.

• (EF89EF13) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.

• (EF89EF14) Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.

• (EF89EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.


3º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Ginástica de condicionamento físico
Ginástica de conscientização corporal

HABILIDADES (BNCC)

• (EF89EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.

• (EF89EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).

• (EF89EF09) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

• (EF89EF10) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.

• (EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. 


4º BIMESTRE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Lutas do mundo

HABILIDADES (BNCC)

• (EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

• (EF89EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

• (EF89EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem.

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Práticas corporais de aventura 

HABILIDADES (BNCC)

• (EF89EF19) Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.

• (EF89EF20) Identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.

• (EF89EF21) Identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas. 


METODOLOGIA (Descrever as estratégias de ensino)



AVALIAÇÃO (Descrever as formas de avaliação)

DIAGNÓSTICA, CONTÍNUA E FINAL INTEGRADORA

DIAGNÓSTICA: É usada para que se possa conhecer melhor os alunos e, por conseguinte, organizar o ensino em função das necessidades deles.

CONTÍNUA: CONTÍNUA É usada para que o professor reveja suas ações e possa definir novas estratégias, com vistas a proporcionar aprendizagem efetiva.

FINAL INTEGRADORA: É usada para verificar os resultados obtidos no processo, como o aluno chegou a esses resultados (percurso), o que é necessário continuar desenvolvendo, e o que é preciso fazer de novo, ou deixar fazer. 


REFERÊNCIAS CONSULTADAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Brasília, 2017.

Quer baixar para imprimir este plano? Clique aqui.


www.projetocordel.com.br

Cadastre-se e leia os cordéis na íntegra.   Esqueceu a senha?     Login     Todos os Cordéis     Lançamentos


Feito com Mobirise - Sistemas: Francisco Diniz.  Adaptado de Cesar Szpak Celke e de NodeStudio


SiteLock