Brinquedos e Brincadeiras Populares
É através das cantigas de ninar ou acalanto que se dá o primeiro passo para o repasse cultural do adulto para a criança. Desde o princípio da vida a criança começa a aprender o folclore através de sua mãe ou de alguém que a venha à ninar.
Leia mais...
Tratar do BRINQUEDO é discorrer sobre um tema atraente e polêmico, ao mesmo tempo. A própria literatura especializada não chegou a sistematizar com clareza até onde, por exemplo, brinquedo e jogo, brinquedo e brincadeira se assemelham e se diferenciam um do outro. Como distingui-los em seus pontos de identidade e de divergência? Leia mais...
O Pião é uma brincadeira temporária e coletiva. O pião é um pequeno objeto feito de madeira, tendo na ponta um prego - ferrão. É um implemento da ludicidade infantil, do jogo de pião. esta atividade foi recreativa introduzida no Brasil pelos portugueses, mas, desde os mais remotos tempos da humanidade sabe-se da sua existência,
Leia mais...
JOÃO JOAQUIM SOARES
Professor Licenciado em Educação Física pela Universidade de João Pessoa - UNIPE - PB;
Mestre em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa - PB;
Especialista em Educação Física Infantil pela Universidade Federal da Paraíba - PB;
Pós-graduado em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa - MG;
Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de João Pessoa - UNIPE - PB;
Assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Santa Rita junto ao Departamento de Educação Física;
Professor Efetivo das Disciplinas Educação Física Infantil e Recreação da Universidade de João Pessoa - UNIPE - PB;
Professor Efetivo das Disciplinas Educação Física Infantil na EEEIEF Francisco Campos.
Sobre a minha Dissertação de Mestrado:
Um dos objetivos da pesquisa foi de investigar as variações regionais das brincadeiras, e o que se descobriu, por exemplo, na região canavieira, que é cortada pela estrada de ferro, o brinquedo cantado O trem de ferro, é bastante difundido entre as crianças. Historicamente a ligação entre Paraíba e Pernambuco foi muito estreita e economicamente o Estado da Paraíba dependia, quase na sua totalidade, de Pernambuco, sendo o trem o meio de transporte da tornan-se como exemplo: " o trem de ferro prá chegar em Pernambuco / vai fazendo, vuco, vuco / até chegar no Ceará / rebola pai, rebola mãe / rebola filha / eu também sou da família / também quero rebolar." As crianças ficam em fileira, um é escolhido para ser a máquina e os outros são os vagões, vão cantando e a fila vai se formando. As questões rítmicas são bastante exploradas e a noção de direcionalidade também tem um tratamento especial quando é praticada. Em relação a aproximação com os conteúdos, podemos fazer a interdisciplinaridade com as áreas de História e Geografia para explorar esta atividade.
Continue a leitura...